quarta-feira, 13 de junho de 2012

Família costarriquenha, 9 filhos, católica

           Esta numerosa família de Costa Rica é exatamente o modelo de família que o mundo atual quer fazer com que não mais exista. Com seus nove filhos, a família Alfaro González quer mostrar ao mundo que a abertura à vida não é impossível, e é fruto da fidelidade à Igreja Católica e à providência de Deus. Assim como várias outras famílias numerosas, esta família é membro do Caminho Neocatecumenal (itinerário de formação cristã católica). A ideia da abertura à vida não é necessariamente ter muitos filhos, até porque nem todos os casais possuem fertilidade elevada, mas aceitar o dom da fertilidade como benção no matrimônio, sendo permitido ao casal, caso necessário, espaçar os nascimentos, através da abstinência sexual nos períodos férteis da mulher (Encíclica Humanae Vitae).

           Na entrevista ao programa Buen Día este mês (ver vídeo em espanhol), mostraram que têm muito que compartilhar. Os filhos são de idade entre 1,5 ano e 17 anos. Segundo a mãe, Silvia, decoradora e muito simpática, eles levantam às cinco. Todos eles ajudam muito nos serviços de casa. Os maiores vão ajudando os pequenos. Por serem muitos, tendem a ser muito ordenados, como um exército, diz ela. Um põe a mesa, outro a comida, e assim se organizam. “Estabelecemos regras como em qualquer grupo e eles sabem que têm que respeitar”. O pai, Jorge, arquiteto, diz que a razão desta família é basicamente uma experiência espiritual, um encontro que eles dois tem com Jesus Cristo e com Deus, junto à Igreja Católica. 
Ao ser arguida sobre os nove partos, ela conta: é óbvio que o corpo sente, mas a cada parto se torna mais fácil, menos doloroso, apesar do trauma do primeiro, que ninguém se esquece! O pai afirma: “É difícil, mas não é impossível, pois Deus é quem cuida desta família e ela se sustenta pelo que cremos: Deus provê, e esta palavra se cumpre. Quanto devemos ter para manter uma família de 9 filhos? Não sei! Mas temos conseguido!” Eles moram numa casa média, mas aconchegante; embora os quartos tenham muitas camas, a mesa possui 11 lugares e no micro-ônibus cabe todos. “Não se trata de ter filhos por ter, diz ele, pois não teria sentido, mas trata-se de querer criar uma sociedade nova, e filhos com valores verdadeiros. Nesses tempos atuais, se tem dado muita importância ao dinheiro, para o qual se dá praticamente uma espécie de culto. Mas a quantidade de filhos que podemos ter ou não, não tem a ver com o bolso”. Ele, por fim, deixa uma mensagem final a todos os casais: queremos dizer a todos os pais que não se privem desta benção, pois Deus existe e está muito acima do dinheiro, não tenham tanto medo!

           Aí vão dois blogs de mulheres que vivem esta experiência de família numerosa e compartilham suas experiências diárias:
- showerofroses.blogspot.com.br
- blairandsteven.blogspot.com.br

"Os filhos são a benção do Senhor. Como flechas que um guerreiro tem na mão, são os filhos de um casal de esposos jovens. Feliz aquele pai que com tais flechas, consegue abastecer a sua aljava." Salmo 126(127), 3-5.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...