sábado, 17 de agosto de 2013

A caminho para o Rio - JMJ 2013 (Parte 1)

     Contarei aqui um pouco sobre nossa peregrinação pelas cidades a caminho para o Rio de Janeiro, através da minha experiência pessoal! Wayner também postará sobre a experiência dele em breve.

     Acho que fomos um dos poucos grupos que fizeram esta peregrinação pelos santuários. Antes eu via como algo desnecessário, pois já íamos demorar para chegar no Rio, mas a medida que me maravilhava com cada lugar, via o quanto estava sendo importante para mim e meus irmãos, e também para os moradores das cidades. A Jornada afinal foi também para nós experimentarmos um pouco dos frutos de uma peregrinação, o que é dormir fora de casa, no chão, passar por dificuldades, provar da providência de Deus, tudo em comunidade. E, além disso, pudemos encher nossos olhos com tantas obras da criação de Deus pelo caminho, bem como com os belíssimos templos em que entramos, que já pregam o evangelho só com sua beleza.

     O primeiro lugar foi o Santuário Bom Jesus da Lapa-BA:

  
     Foi uma experiência maravilhosa. Chegamos lá de manhã, celebramos as Laudes (louvor da manhã) na praça, cantamos e em seguida entramos para conhecer as grutas debaixo das montanhas, onde tem várias capelas. É impressionante, tem os bancos para a assembleia, o altar e tem, no teto, como esculturas, estalactites pendurados, que parecem que vão cair. E quando pensamos que há só aquele ambiente, nos deparamos com becos que desabam em outras imensas grutas dentro da montanha, fiquei realmente encantada.

   
     Em seguida, passamos pelo desafio de subir a montanha até o topo. Muitos fazem isso para pagar promessas: lá no alto há as três cruzes do calvário, como um santuário, e uma visão fantástica da cidade e do difícil caminho por onde percorremos para subir. Não há como não relacionar com caminho sofrido ao caminho do Calvário. Demos uma volta pela cidade e a tarde celebramos nela a Eucaristia. Aqui encontram-se fotos que a equipe do santuário tirou da nossa visita.


     O próximo lugar foi Ouro Preto-MG.
     Não pudemos ficar tanto tempo nesta cidade, mas foi suficiente ter uma vista incrível dela. As Igrejas são muito próximas umas das outras e as ladeiras, muito íngremes. De praticamente qualquer ponto se tinha aquela bela visão das Igrejas e da neblina. Chegamos a entrar em uma delas, onde tinha esculturas de Aleijadinho. O mais legal era encontrar em todo canto jovens peregrinos do Brasil todo e de outros países, ainda mais do mesmo movimento que o nosso! Num episódio, na hora do almoço, havia uns jovens na mesa ao lado que não sabíamos se eram peregrinos. Quando entoamos o canto de oração antes da refeição, os jovens começaram a cantar conosco na língua deles! Fantástico.



     Na próxima postagem contarei um pouco da experiência em BH e Serra da Piedade.
     A paz de Cristo!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...