domingo, 4 de agosto de 2013

Um pouco do que ficou da Jornada...

     A tão esperada JMJ Rio 2013 chegou, e deixou um incontável número de experiências e recordações, e que ainda renderão ao blog muitas postagens. Eu e meu grupo de 107 pessoas (das comunidades neocatecumenais de São Luís e Itapecuru Mirim) fizemos realmente uma peregrinação pelo Brasil, a caminho para a Jornada, passando por alguns santuários entre São Luís e o Rio de Janeiro. 

     Cada lugar onde paramos foi uma experiência única e a presença de Deus se confirmou em cada um onde celebramos a Palavra ou a Eucaristia. Saímos de ônibus no domingo anterior ao da Missa de envio, e paramos em Bom Jesus da Lapa-BA, onde ao final do dia celebramos a Eucaristia; Ouro Preto-MG; Belo Horizonte-MG, onde celebramos as Laudes na Pampulha, e seguimos para o Rio. Na volta passamos por Brasília, onde visitamos o Seminário Redemptoris Mater.

Nosso grupo em Serra da Piedade - MG

      Foram ao total dez dias de viagem. Em meio ao desconforto e aos eventuais desentendimentos, muitas foram as oportunidades de reclamação, mas o que reinou mesmo foi a presença do Senhor até mesmo nestas ocasiões, bem como nas cantorias pelo caminho e nas orações que não cessamos de fazer, as quais nos permitiram bendizer a Deus por tudo o que nos acontecia e enxergar o Seu dedo em todas as obras da natureza que nossos olhos viram.

Na ordem: Ouro Preto-MG, Serra da Piedade-MG, Bom Jesus da Lapa-BA, Igreja de São Francisco-Pampulha-Belo Horizonte-MG 

     A chegada ao Rio foi igualmente muito emocionante. Ao ver aquela multidão de jovens de todas as nações só me recordava a passagem em que se diz "eu venho reunir todas as nações, e virão e verão a minha glória!". É bom ver o quanto a nossa Igreja ainda é atrativa e capaz de reunir tantas pessoas em um mesmo espírito! Apesar de só termos participado efetivamente da Jornada através da vigília e da Missa de envio com o Papa, fechou com chave de ouro nossa semana missionária. Ficamos longe do palco onde tiveram os eventos, vimos apenas pelo telão, mas pude ver nosso Santo Padre passando próximo onde estávamos; valeu a pena! 

Kit peregrino, no Rio
      Muitas coisas ainda temos para contar ao longo do tempo. Mas fecho aqui com um pouco do que o escutamos no caminho de volta para São Luís, no seminário Redemtoris Mater de Brasília, do reitor Juan: não pensem que a peregrinação terminou esta semana, mas ela só terminará quando chegarmos ao céu.

     A paz de Cristo!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...